fbpx
Shimano 12 velocidades meu veredito

“Bom dia bom dia” amigos(as) do diário, como vai? Vamos falar sobre: Shimano 12 velocidades meu veredito

Este blog é para compartilhar a minha experiência sobre o grupo Shimano deore xt de 12 velocidades que tenho usado a quase 3 meses.

Shimano 12 velocidades meu veredito Grupo Shimano XT M 8100 12 velocidades
Grupo Shimano XT M 8100 12 velocidades

Já estou caminhando para os 1500 km, sendo assim muita coisa já aconteceu até aqui.

Preciso dizer que não sou patrocinado pela Shimano o que torna a minha opinião imparcial, com o intuito de ajudar na decisão de outros biker’s.

Já utilizei

No passado já usei Shimano alívio de 9v, Sram x9 de 10v, Shimano deore de 10v, Shimano deore xt de 11v e Sram xo de 11v.

Como podem notar, consumi muito ambos grupos da Shimano e da Sram durante minha trajetória, lembrando que estamos falando de grupos de MTB.

Confesso que até então tinha uma queda pela Sram e ainda tenho por diversos motivos que vou descrever a seguir e pela minha experiência anteriormente ter sido muito boa.

Desta maneira não cogitava mudar de marca, ou pelo menos por enquanto.

Sram

Na relação Sram de 11 velocidades que usei, as particularidades que mais gostava era a durabilidade(de forma geral), robustez dos componentes, e precisâo nas mudanças.

Eu usei por 2 anos a mesma relação trocando 4 ou 5 correntes se não me engano uma coroa e 1 jogo de roldanas do câmbio neste período.

Como estava no auge do Sram xx1 eagle de 12v a manutenção do xo de 11v estava “relativamente barata”.

A relação era um cassete 10×42 e uma coroa 32 dentes no princípio, passando para 34 dentes depois de alguns meses pois estava bem treinado.

Gostava muito do pinhão menor de 10 dentes e acredito ser o grande diferencial dos kits de 11v mais modernos naquele momento

O que na minha opinião fez a Sram ganhar muito espaço, principalmente entre os atletas que buscavam competição.

Shimano 12 velocidades meu veredito A SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas de propriedade privada com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam
Sram

Shimano

Logo ao usar Shimano deore xt de 11 velocidade não fui feliz, usei por um ano, não recomendo e vou te falar porquê.

A mola do câmbio simplesmente não tinha pressão suficiente para evitar que ficasse batendo no quadro.

Batia de tal forma que ficaram varias marcas no quadro.

Junto a isso a corrente saia na coroa, o que me fez instalar um guia de corrente, para ser possível pedalar em terrenos que vibrassem mais(trilhas por exemplo).

Esse câmbio desta mesma relação possui uma espécie de trava, sistema chamado pela shimano de (Shadow Plus).

Ele serve para literalmente travar o cage(braço onde ficam as roldanas do câmbio) .

O sistema parou de funcionar com 3 meses de uso, no inicio ele controlava a corrente, porém depois deste periodo não resolveu mais.

Tive um contratempo também com a roldana de baixo do câmbio que literalmente acabou com menos de 6 meses de uso.

Antes de acabar por completo a medida que se desgastava jogava a corrente entre o cage e a propria roldana(perdi duas gancheiras e o segundo dia de ironbiker por isso).

Shimano 12 velocidades meu veredito Shimano, Inc. é uma empresa multinacional japonesa, fabricante de peças para ciclismo e pesca, fundada em 1921. Produziu equipamentos para golfe até 2005 e para snowboard até 2008
Shimano

Sinceramente tive medo ao comprar minha bike atual que veio com Shimano de 12 velocidades, principalmente porquê eu nunca havia testado.

Conversei com varios amigos que já haviam utilizado e me garantiram que a shimano havia corrigido todas essas queixas, que obviamente não eram só minhas.

Shimano 12 velocidades meu veredito

Realmente as mudanças necessárias foram feitas, o câmbio funciona muito bem e não tem mais o problema da mola. Posso utilizar sem acionar o sistema (shadow plus) que ainda assim funciona legal.

Notei que a marcha entra mais rápido, nas relações de 11 velocidades era fácil perceber uma demora entre o momento que se apertava o trocador até o ponto que a marcha engatava la atrás.

Isso se deve ao fato da Shimano ter colocado mais pontos de indexação(local onde a corrente se encaixa após acionar a troca de marcha) no cassete de 12v.

Minha bike com Shimano XT 12v

https://www.instagram.com/diariodociclista/
https://www.instagram.com/diariodociclista/

Outro ponto positivo foi a Shimano aderir ao que já estava mais do que aprovado, o pinhão de 10 dentes. Para não ficar igual a sua concorrente colocou o cog maior com 51 dentes ao inves de 50 hahaha, vai entender.

Um ponto relevante que a Sram vem pecando e que a Shimano saiu na frente foi o escalonamento das marchas, principalmente nos dois cogs maiores onde diminuiu o salto entre as marchas.

Na Sram pulamos de 42 dentes pra 50, ou seja, 8 dentes. Logo na Shimano pulamos de 46 dentes pra 51.

Pode parecer pouco mas na hora que você está com 15 a 20% de inclinação faz muita diferença para que seu câmbio trabalhe um pouco menos no limite. Se é que podemos dizer assim.

Esse salto menor faz também que o atleta sinta menos a mudança da marcha e não perca demais seu ritmo de pedalada naquele instante, devido a alteração de cadência muito repentina.

$ Preço $

Como ponto negativo fica o valor, o kit completo com os freios fica na casa dos 8 a 10 mil reais se comprado no brasil.

Vale lembrar que não testei seus irmãos mais baratos, o Shimano SLX e o DEORE.

Então não posso afirmar nada concreto a respeito, porém afirmo que todos tem uma tecnologia bem parecida, mudando apenas o material usado e algumas particularidades.

E ai? o que achou do nosso conteúdo: Shimano 12 velocidades meu veredito

Comenta aí como está sendo a sua experiência, assim você pode ajudar mais pessoas também

Forte abraço e boas pedaladas.

Clique e compartilhe com algum amigo Shimano 12 velocidades meu veredito

Sugiro voce assistir nosso video sobre como etá a relação após 1500km


Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:

[comments-template]

Shimano 12 velocidades meu veredito

“Bom dia bom dia” amigos(as) do diário, como vai? Vamos falar sobre: Shimano 12 velocidades meu veredito Este blog é para compartilhar a minha experiência sobre o grupo Shimano deore xt de 12 velocidades que tenho usado a quase 3 meses. Já estou caminhando para os 1500 km, sendo assim muita coisa já aconteceu até […]

treinamento-princípios

Quer entender um pouco sobre “Treinamento: 7 principios básicos” leia nosso BLOG que pode te ajudar a melhorar no pedal, a partir de agora.

Hoje vamos falar um pouco sobre o sono dos atletas, o seu doping natural. Você sabia que o sono dos atletas é considerado por muitos especialistas como um “doping natural”? Pois bem.

3 Dicas para Evoluir no Pedal Hoje!

Preparamos um E-Book Gratuito com 3 dicas para Você Evoluir no Pedal Ainda Hoje! Deixe seu email para receber.

Diário do Ciclista – Desde 2018 ajudando a comunidades de ciclistas iniciantes a crescer.

Insira o termo e tecle Enter

[searchbar]

Insira o termo e tecle Enter

[searchbar]