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Por Marcus Vinícius

Publicado em 26/12/2019


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Sono dos atletas

Hoje vamos falar um pouco sobre o sono dos atletas, o seu doping natural. 

Você sabia que o sono dos atletas é considerado por muitos especialistas como um “doping natural”? Pois bem.

Não apenas o fato de dormir, o sono/descanso deve ser de qualidade.

Analisando o sono tradicional, os avanços da medicina demonstram através de monitoramento do corpo em estado de repouso (dormindo) a qualidade do sono de um indivíduo.

Bem como os fatores que podem influenciar neste momento de repouso, alterando ou não na quantidade de horas dormidas e número de vezes em que ocorre o despertar durante o sono, bem como a posição em que o ser humano dorme.

Para se beneficiar de um sono de qualidade é importante que você goze das 5 fases do sono, fases estas que falarei um pouco mais adiante.

Diversos estudos realizados com atletas profissionais, comprovaram a eficácia de um bom descanso na recuperação desses indivíduos e a diferença positiva em seus rendimentos nos treinos.

Sabendo disso, eu mesmo realizei um teste no qual me submeti ao propósito de tentar dormir um pouco após meus treinos.

Esse momento de descaso nem sempre se deu imediatamente após o treino, mas também após ao almoço.

DESCANSO PÔS TREINO

Ali reservei aproximadamente 40 minutos do dia para meu “descanso pós treino”, considerando o tempo livre do qual eu dispunha na minha rotina diária.

A experiência adquirida com isso foi sentir uma notável diferença na minha rotina de treinos.

No qual houve melhora na minha força, resistência e disposição.

Então, já deixo o conselho para você: Sempre que possível, reserve um tempinho exclusivo para seu descanso. Sem telefone, som, TV por perto, ou seja, um sono de qualidade.

Como dito anteriormente, existem 5 fases do sono. As três primeiras são basicamente fases de relaxamento e a 4° e 5° fase é onde ocorrerá a recuperação do corpo e liberação de hormônios. 

Ou seja, se o seu sono noturno for ininterrupto, você conseguirá entrar nessas fases e consequentemente obter um bom descanso e recuperação do corpo e mente.

Para finalizar, deixo a dica para você.

Faça o seguinte teste: analise sua rotina e como é seu sono noturno; observe se você dorme no mínimo 8 horas por dia e se acorda durante a noite.

Por fim, observe se acorda com disposição ou ainda cansado.

Se algum desses fatores estiver fora do “padrão”, isso pode estar influenciando na sua rotina de treinos.

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Um grande abraço e bons treinos.


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Hoje vamos falar um pouco sobre o sono dos atletas, o seu doping natural. Você sabia que o sono dos atletas é considerado por muitos especialistas como um “doping natural”? Pois bem.

Hoje vamos conversar um pouco sobre período de base, tema muito comentado entre os ciclistas principalmente no início da temporada, onde o atleta traça todo o seu planejamento para o próximo ano.

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