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Por Marcus Vinícius

Publicado em 18/12/2019


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Treinamento aeróbico x base

Treinamento aeróbico x base, hoje vamos conversar um pouco sobre treinamento aeróbico, aliado ao treinamento de base.

Tema muito comentado entre os ciclistas principalmente no início da temporada, onde o atleta traça todo o seu planejamento para o próximo ano.

Vou tentar de forma simples e breve exemplificar o que é o treinamento aeróbico x base. E qual a finalidade deste período e esquema de treinamento, se é que podemos chamar assim.

É muito comum os ciclistas darem aquela parada no fim do ano. Para descansar corpo e mente da carga de treinamento que foi absorvida durante o ano.

Após este período “OFF” que chamamos, o atleta passa por um período de transição para depois iniciar sua base.

Treinamento aeróbico x base

As literaturas dizem que o período de base pode durar de 4, 6, 8 até mesmo 12 semanas. Variando de acordo com o objetivo e com a individualidade de cada indivíduo.

Nesta fase o foco principal é construir condicionamento aeróbico, que é a base de todo esporte de resistência (endurance) incluindo o ciclismo.

Neste período, o atleta é poupado de grande parte dos seus treinos de intensidade. Pois o foco é trabalhar zonas mais leves e moderadas sem levar o corpo ao limite.

O objetivo, como o próprio nome já diz é construir uma “base” a fim de suportar toda a carga de treinos e competições do ano seguinte.

Tendo em vista um calendário de um atleta com média de 10 meses.

Este período é importante para ajudar o atleta em seu planejamento de treinos para o ano todo.

EDUCADOR FÍSICO

Portanto, se oriente com um treinador capacitado, e sempre que possível treine sobre orientação de profissionais.

Desta forma você vai conseguir utilizar a capacidade total do seu corpo a fim de evoluir.

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